quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Como decorar o quarto do bebê com conforto e segurança

O quarto deve ser tranqüilo, com cores neutras, livre de ruídos e de excesso de enfeites

quarto de bebe menino tema oceanoA escolha da decoração do quarto do bebê deve ser adequada para que a criança encontre beleza, conforto e segurança. O ambiente deve ser tranqüilo, especialmente nos primeiros meses, livre de ruídos e de aberturas repentinas de portas e janelas, além da ausência do excesso de enfeites, que traz confusão visual e acúmulo de pó, prejudicando até mesmo a saúde da criança.
A arquiteta Jô Depassier explica que o ideal é que os móveis sejam pintados com tinta à base de água (não tóxica), em cores neutras ou pastéis. “Acho muito importante a questão da cor, já que cada cor tem uma característica própria. É interessante usar móveis com tons claros que acalmem e tranquilizem a criança, como o creme, branco, azul pastel, etc. As cores vívidas ou escuras acabam criando um ambiente vibrante causando incômodo da criança”.
Alguns pontos são essenciais na hora da escolha dos móveis para decorar o quarto do bebê, como por exemplo, saber como deve ser o modelo adequado de cada móvel. Todos devem ter ausência de cantos pontiagudos e a altura do trocador, porta-fralda, cabideiro, entre outros, devem ser adequadas às necessidades para maior conforto das mães. ?Os móveis devem ter linhas suaves, sem muitos cantos para crianças, puxadores com motivos infantis e, no lugar de vidro, deve se colocar o acrílico para evitar acidentes. Também é interessante que o espaço entre as ripas do berço não seja muito grande para evitar que a criança prenda o pé entre elas?, explica a arquiteta.
Confira algumas dicas específicas para cada idade da criança:
0 a 2 anos – O essencial para o quarto do bebê é o berço, cômoda (para ser utilizada como trocador e guarda-roupa) uma poltrona para amamentar, cesta para suporte, lixeira e uma iluminação adequada.
2 a 7 anos – O ambiente deve incentivar e motivar o desenvolvimento mental da criança. Habilitar o espaço com um local para o descanso, outra para as brincadeiras e uma área para guardar os brinquedos é uma forma de ensinar-lhe, desde pequeno, a se organizar.
7 a 9 anos – Aqui uma área para o trabalho é essencial. Uma escrivaninha em lugar bem iluminado, de preferência junto à janela, mesmo que não tenha luz natural.

0 comentários:

Postar um comentário