Além de econômica e simples de ser feita, solução é descolada e imprime ar moderno ao lar; veja como fazer a sua mesa
Normalmente, as mesinhas de centro são aqueles móveis que servem como curinga para a decoração de vários ambientes, desde a sala até o quintal. Elas dão uma beleza diferente para os cômodos e criam um ar mais sofisticado ao local, independente do modelo. Mas, nem sempre elas são acessíveis ao bolso. Uma solução bem mais em conta e super em alta são mesinhas feitas com pallets.
Para quem não sabe, pallets são aqueles caixotes usados para facilitar o transporte de carga. Provavelmente você já deve ter visto em algum supermercado, feira ou estoque de loja. A parte boa é que, depois de usados, muitas vezes eles são descartados. E é aí que a gente entra! Com um pouco de criatividade e capricho, você pode transformá-los em diversos móveis, como uma mesinha de centro, que vamos te ajudar a montar.
Materiais necessários para que você consiga fazer a sua mesinha de pallets:
- 1 pallet grande
- serra tico-tico
- martelo
- pregos
- lixa 60 para madeira
- 4 rodízios ou 4 pés
- tinta látex branca (utilizada para quem for colorir a mesa, como fundo preparatório para outras pinturas)
- tintas para a pintura (esmalte à base de água, acetinado ou brilhante são as melhores opções)
- verniz (se preferir uma cor mais natural)
- tampo de vidro do tamanho do pallet com espessura de 5mm (opcional)
Preparando o seu pallet para a mesinha
A primeira coisa para você precisa decidir é o tamanho e como você deseja ter a mesa. Normalmente, um pallet grande tem cerca de oito tábuas na parte de cima e duas madeiras mais grossas na parte de baixo, uma na vertical e outra na horizontal. Se você quiser uma mesa pequena, ela deve ter cinco tábuas. Mas, se preferir uma mesa maior, fica por sua conta.
Para cortar o pallet, desprenda a tábua que estiver abaixo daquela que faz a divisão entre todas, e o serre bem rente a ela. O corte do pallet é simples, pois a madeira é fina e não necessita de muita força. Com a tábua que foi desprendida, pregue-a novamente no lugar que ficou vazio, formando um novo pallet, só que dessa vez, menor.
Após realizar a montagem do pallet, lixe-o bastante. Se você tiver uma lixadeira, seu trabalho será bem menor. Caso não tenha, pegue uma lixa e faça o trabalho manualmente. Você precisa retirar todas as farpas que estiverem no pallet e deixá-lo bem liso para receber o acabamento final. Para uma mesa igual a da imagem acima, você precisa deixar a parte do estrado de madeira virada para baixo, deixando o espaço para colocar o tampo de vidro. Mas, você também pode fazer uma mesa com a parte do estrado virada para cima, como na imagem abaixo. Este tipo de pallet é o que vem com tábuas na parte de cima e na de baixo. Se você tiver um pallet desse e quiser o efeito vazado e com o tampo de vidro, basta desprender as tábuas, menos as das pontas, que fazem a sustentação.
Acabamento final do pallet
Agora que o seu pallet está lixado, você precisa começar a dar o acabamento final. Se for deixá-lo colorido, como a mesa de centro verde da imagem acima, primeiramente, você terá que passar uma demão de tinta látex branca e esperar secar bem. Quando a tinta estiver seca, comece a pintura com a cor desejada. No caso da mesinha verde, foi usada uma tinta acetinada que deu esse resultado, mas você pode escolher outras opções, como brilhante ou à base de água. Tudo depende do seu gosto e da decoração do ambiente onde a mesa vai ficar. Você precisará dar cerca de três demãos para que a cor realmente pegue.
Para realizar um efeito mais natural, como na primeira imagem, passe uma camada de verniz tingidor ou verniz poliuretano. Para o verniz, cerca de duas demãos deve chegar ao mesmo resultado. Caso queria mais escuro, passe mais uma camada.
Quando ele já estiver pintado do modo que você escolheu, ponha os rodízios ou os pés. A escolha é livre. Para parafusar, escolha um parafuso, de preferência mais grosso, e encaixe as rodas ou os pés nas pontas. Não precisa de furadeira e nem de buchas, pois assim você corre o risco de deixar mais largo e a mesa ficar bamba. Caso você decida colocar o tampo de vidro, basta ajeitá-lo na mesa. Ele não é preso em nenhum lugar, apenas é colocado. Essa opção feita com o tampo de vidro, abre espaços para você criar um porta-revistas, por exemplo. A criatividade não tem limites.
Por: Matheus Coneglian







0 comentários:
Postar um comentário