segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Consultora doméstica dá dicas para facilitar a mudança

A mudança de casa pode ser facilitada com algumas dicas e cuidados na hora de executá-la

mudA mudança de residência não é tarefa fácil. Em meio a móveis e objetos para encaixotar e inúmeras providências que devem ser tomadas, fica fácil esquecer ou ter dúvidas em relação a melhor forma de executar as tarefas.
A consultora doméstica Heloisa Lúcia Sundfeld, sócia da Help Personal Assistant, orienta que, antes de realizar uma mudança, é necessário decidir de que forma ela será feita, podendo-se optar por uma empresa especializada ou apenas contratar uma para transportar os móveis e objetos pesados e, nesse caso, a parte leve deve ser feita pelo cliente. “Uma dica importante para simplificar o trabalho é marcar as caixas em ordem alfabética ou numérica de prioridade. Aconselho começar a arrumação pelos objetos que são mais usados, como os artigos de cozinha, roupas pessoais, etc”, explica a consultora. Segundo Heloisa, o ideal é separar um cômodo da nova residência para deixar as caixas, que devem ser abertas em ordem de prioridade de uso.
Em relação às roupas, se a própria pessoa decidir fazer a mudança, o ideal é levá-las aos poucos e, em malas, apenas aquelas que não amassam. No caso de se optar por uma empresa para executar o serviço, algumas possuem compartimentos para que as roupas sejam penduradas em cabides.
Objetos frágeis devem ser transportados dentro de caixas de madeira e embrulhados em papel bolha e depois forrados com jornais para evitar que eles se desloquem dentro da embalagem. Para organizar tudo na casa nova, leve em consideração o espaço disponível e a praticidade. “Não é preciso ter pressa neste momento. Aos poucos, no dia-a-dia, podemos realizar modificações que tornam a casa mais prática”, observa Heloisa.
Outro aspecto importante a considerar é a mudança do endereço de correspondências. A consultora orienta comunicar a mudança a bancos, cartões de crédito, advogados, companhias de seguro e todos os outros estabelecimentos comerciais que a pessoa possua algum vínculo, de forma a evitar atraso no pagamento de contas ou que documentos importantes sejam devolvidos ao correio.
A princípio, é interessante pedir para que algum vizinho ou o zelador do prédio guarde as suas correspondências no endereço antigo, até certificar-se de que a mudança de endereço foi comunicada a todos os remetentes.
Confira abaixo o roteiro elaborado pela consultora doméstica Heloisa Lúcia Sundfeld para facilitar a mudança de residência:
1-) Antes de realizar a mudança, vá ao imóvel e anote todos os reparos que deverão ser feitos. Ligue as torneiras e dê descarga algumas vezes para certifica-se que não há nenhum problema. Leve também uma lâmpada e algum aparelho para testar se todos os pontos de luz e tomadas estão funcionando.
2-) Antes de mudar, devemos jogar fora coisas que estão quebradas, lascadas e as roupas, podemos doar as que já não servem ou não usamos mais.
3-) Providencie antecipadamente caixas de papelão de vários tamanhos, papel bolha, canetas hidrográficas e fita crepe.
4-) Objetos frágeis devem ser transportados em caixas especializadas ou embrulhados em papel bolha e, em seguida, colocados em caixas de madeira.
5-) Não utilize caixas muito grandes, apesar de caber mais coisas, são difíceis de transportar.
6-) Coloque as caixas em ordem numérica ou alfabética de prioridade. Artigos de cozinha, pessoais e roupas têm prioridade na hora da arrumação.

0 comentários:

Postar um comentário