sábado, 28 de setembro de 2013

Com tijolos aparentes, um toque de aconchego

Do alicerce para o alcance dos olhos, o tijolo aparente pode ser um formidável e útil elemento decorativo

tijoÚteis porque capazes de conferir conforto térmico e acústico, os tijolos aparentes como elementos decorativos nunca saem de moda. A forma de utilizá-los adequadamente na decoração é tema abordado pelas arquitetas Patrícia Guerra e Roziane Faleiro, que comandam o escritório Faleiro Guerra.
“Para fazer uma parede de tijolo aparente pode-se optar por uma alvenaria totalmente estruturada no tijolinho, ou usar somente um revestimento que recobre a parede original”, diz Patrícia Guerra, e comenta que é possível utilizar o recurso tanto em casas quanto em apartamentos, sem a necessidade de grandes intervenções.
Uma questão que sempre intriga os pretendentes a uma parede de tijolos aparentes é como evitar o pó desprendido das peças. Roziane Faleiro afirma que há solução, e não é complicada.
“O ideal é que se utilize resina no acabamento. Outra opção – que pode trazer mais leveza – é o acabamento a base de cal, como se fosse uma ‘caiação’, ou requeimado laminando, para um acabamento mais uniforme”, ensina Faleiro.
Contudo, comentam as arquitetas, há variáveis que exigem tipos específicos de soluções. “Além da impermeabilização, necessária para manter a beleza e evitar o desgaste dos tijolos, há diferentes soluções para manter bonitos os tijolos aparentes. A orientação profissional é indispensável para determinar o uso correto de produtos, de acordo com cada parede”.
As arquitetas advertem ainda que o tijolinho é sensível nas quinas, e pode provocar machucaduras. “Para evitar acidentes, há uma opção no mercado. São os revestimentos em tijolinho, com modelos variados, que trazem os mesmo atributos de um tijolo natural, porém são finos e assentados como uma cerâmica convencional”, ensinam as arquitetas do escritório Faleiro Guerra, Patrícia Guerra e Roziane Faleiro.

0 comentários:

Postar um comentário